Galpão Metálico Pesado e Vigas de Rolamento




A FAM atua consistentemente há mais de 30 anos no fornecimento de estruturas metálicas para as mais diversas aplicações, e o fornecimento para a construção de galpões vem se destacando devido à percepção que o mercado tem adquirindo acerca das vantagens obtidas em se construir um galpão com estrutura metálica em detrimento da utilização do concreto pré-moldado e/ou alvenaria convencional.

Destaca-se dentre todas as vantagens da construção de galpões em estrutura metálica, a racionalização dos materiais já que todo o processo é industrializado, poupando o cliente dos desperdícios comuns do setor da construção civil que podem chegar a 30% tanto na construção de um pequeno galpão quanto em grandes empreendimentos, e também a precisão milimétrica das peças fornecidas que amparam uma montagem rápida e sem desvios do que foi projetado.



Rotineiramente o prazo da construção de galpões em estrutura metálica é extremamente reduzido pelo fato do material chegar na obra pronta para a montagem, inclusive em muitos casos a estrutura pode chegar pré montada agilizando todo o processo de construção e reduzindo também os custos com mão de obra.

O tempo despendido na cura dos elementos de concreto que compõe o galpão são drasticamente reduzidos, e em uma obra bem planejada a execução de várias fases da construção simultaneamente se torna mais eficaz.





Em casos de ampliações, mudanças ou reformas, a estrutura metálica se destaca possibilitando uma flexibilidade de montagem e planejamento impressionantes. A FAM forneceu à General Motors cerca de 400 toneladas de estrutura metálica afim de ampliar sua planta em Joinville/SC, toda a montagem do anexo, que é utilizado como estoque de peças, foi executada sem interferir nas atividades rotineiras da fábrica.


 
Ao longo do último século, arquitetos e engenheiros tem demonstrado a versatilidade do aço na construção civil, aproveitando todo o seu potencial de modelagem e diversificação em seu emprego a um nível intangível a qualquer outro material. Nesse contexto, os galpões em estrutura metálica podem fugir ao modelo convencional utilizado na indústria e receber os mais impressionantes e eficientes conceitos arquitetônicos sem que seu custo seja questionável frente aos benefícios oferecidos, ressaltando o fato de que o aço é superior a qualquer material quando se leva em conta a razão resistência/peso que confere menores esforços nas fundações.

 

Os galpões do tipo uma ou duas águas, é encontrado com maior frequência atualmente. Este modelo possibilita a construção do galpão metálico com grandes áreas de cobertura em um mesmo pavimento.

A fábrica da FAM é um excelente exemplo da aplicação eficiente da estrutura metálica na construção de galpões industriais. A planta tem em seu maior galpão 510 metros de comprimento. Foi adicionado ao projeto um robusto sistema de pontes rolantes junto à estrutura da fábrica, otimizando todo o processo industrial a nível internacional.

Alguns tipos recorrentes de galpão são: de uma ou duas águas, piramidal, shed e em arco. E é comum na construção de galpões industriais em estrutura metálica ou não, a utilização de vários pisos, principalmente com a finalidade de abrigar o setor administrativo em pavimentos superiores, ampliando drasticamente a área útil do galpão.



1 ou 2 águas

shed

piramidal

arco

dois pavimentos





Sistema de pre-engenhados para terças de cobertura e longarinas de fechamento de galpão metálico


Possibilita a engenharia de galpões leves e resistentes à corrosão através de peças com menores espessuras e galvanizadas. Quando possível a estrutura metálica é montada quase completamente no chão e suspensa por guindastes até a altura de fixação.


A Asperbras, empresa atuante no segmento de tecnologia industrial e construção, contratou a FAM para fornecer cerca de 1000 toneladas de estrutura metálica para a construção de seu novo galpão industrial.


Grande parte dos galpões são projetados prevendo-se a utilização das pontes rolantes, sendo que as vigas de rolamento são fornecidas juntamente com toda a estrutura dos galpões pela FAM. A ponte rolante pode estar apoiada sobre as vigas de rolamento, ou suspensa por suas extremidades.

A empresa Techint Engenharia S/A contratou a FAM para o fornecimento de toda a estrutura metálica do galpão de um Estaleiro com ponte rolante apoiada sobre duas vigas de rolamento.




A FAM forneceu 600 toneladas de estrutura metálica para a empresa Correias Mercúrio, que construiu na cidade de Marabá/PA sua nova fábrica totalmente planejada.

O projeto deste galpão do tipo "duas águas" admitiu um sistema de vigas de rolamentos com pontes rolantes, indispensável na movimentação de grandes volumes de cargas.

Para a Petrobras - REDUC foi fornecido ao todo 3650 toneladas de estruturas metálicas.

As grandes vigas de rolamentos de estrutura metálica substituíram antigas vigas de concreto que não suportaram o grande esforço e trincaram.