Estrutura Silos e Armazéns Com Transportador

A maioria dos produtos estocados a granel requerem um condicionamento adequado em Silos verticais ou horizontais podendo se tratar de produtos acabados, intermediários ou matéria-prima.


Os silos horizontais e verticais são especificados quanto à capacidade de armazenagem, rotatividade do material em estoque, espaço disponível, custos de investimento e manutenção, velocidade de depósito e descarga, etc.
A estrutura metálica utilizada em silos verticais permite uma menor interferência entre o sistema estrutural e os sistemas de armazenagem e transporte.
Para a construção de silos horizontais a utilização das estruturas metálicas é a solução mais adequada pela geometria peculiar, menor esforço sobre a fundação, maior espaço útil, etc.



No setor de mineração a utilização de silos para armazenamento de produtos e matéria-prima genericamente se dá para a formação de reservas operacionais em períodos chuvosos ou paradas previstas e emergenciais, aguardar o transporte (navio ou trem, por exemplo), homogeneização do material para manutenção da qualidade e controle do processo.


Os Silos são indispensáveis para a indústria do agronegócio crescer, pois através da armazenagem apropriada dos grãos é que o produtor pode obter maior poder de barganha frente ao mercado por não precisar escoar a produção toda na época da safra.